Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
MAI
27

Artistas penapolenses podem se inscrever em editais do programa Juntos pela Cultura

Quinta, 27/05/2021

A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que está aberto o período de inscrição para os artistas penapolenses interessados em participar dos editais do programa Juntos pela Cultura 2021. O concurso oferece premiação em dinheiro de até R$15 mil, através de sistema de editais cedido pela Oi Futuro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma on-line, no site www.juntospelacultura.org.br, até o dia 31 de maio. 
Juntos pela Cultura2021 é um programa de fomento e difusão cultural do Governo do Estado de São Paulo, organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Secretaria de Desenvolvimento Regional, que une estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo, com gestão e produção da Amigos da Arte.

Modalidades
Em 2021, são 12 chamadas públicas a fim de contemplar municípios, artistas e organizações. Especialmente para artistas, estão abertas quatro chamadas nas categorias: Concurso de Viola Caipira Revelando SP; Concurso de Batalhas de Rima de São Paulo; Concurso de Piano Guiomar Novaes e Festival de Circo Online de São Paulo. 
Poderão participar artistas, grupos e coletivos com comprovada atuação nas respectivas áreas das Chamadas. Os Concursos são voltados para a participação de artistas individuais. Já no Festival de Circo, além de números solos, também podem se inscrever grupos, companhias e lonas de circo itinerante.

Premiação 
No concurso de Viola Caipira, 50 violeiros serão premiados e poderão ter suas performances acompanhadas pelo público durante o Festival Revelando SP Online. Já no concurso de Batalhas de Rima, as 32 batalhas de freestyle mais relevantes do estado serão premiadas e terão seus rimadores em competição final com transmissão virtual.
No concurso de Piano, 20 pianistas do Estado de São Paulo serão selecionados e premiados na 44ª Semana Guiomar Novaes. Já com relação ao Festival de Circo, haverá a seleção de 200 espetáculos, apresentações e números circenses de artistas, grupos, companhias e circos itinerantes para participação no festival que celebra esta arte milenar.

Cadastramento 
Vale lembrar que as inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 31 de maio. Após acessar o sistema online de inscrições disponível no site www.juntospelacultura.org.br, o artista deve clicar em “crie uma conta”, “cadastre-se” e seguir as instruções de preenchimento das etapas de cadastro. Com login e senha, conseguirá acessar a área “Seu Perfil” dentro do sistema, no qual estarão disponíveis as inscrições para as Chamadas Públicas. 
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Lucas Casella, pede para que os artistas penapolenses aproveitem a oportunidade e se inscrevam nos Editais. “Esse programa além de contribuir para a divulgação dos trabalhos artísticos, também oferece premiação em dinheiro para os projetos selecionados”, comentou. 
Na ocasião, o secretário se colocou à disposição dos artistas penapolenses para demais orientações. “A Secult se compromete a auxiliar o envio dos projetos junto aos artistas que tiverem dificuldade de fazê-lo, basta entrar em contato através do telefone (18)3652.5568 ou email secult@penapolis.sp.gov.br”, finalizou. 

Secom – PMP