Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
AGO
04

Penápolis receberá Circuito Sesc de Artes no dia 13 de agosto

Quinta, 04/08/2022

O Circuito Sesc de Artes está de volta às ruas, praças e parques. E Penápolis receberá esse grande evento artístico-cultural no dia 13 de agosto (sábado), na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho. As atrações começam a partir das 16h, voltadas para o público de todas as idades. Entrada franca.

Após dois anos sem o evento de forma presencial por conta da pandemia, o Circuito Sesc de Artes 2022 retorna à Penápolis com muita música, apresentações de teatro, dança e circo, oficinas de artes visuais e tecnologias, ações literárias e cinematográficas. O evento proporciona o momento de encontro entre as pessoas e o contato com a arte e a cultura em sua diversidade. 

O secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, convida toda a comunidade para prestigiar as atrações do Circuito Sesc de Artes. “É muito gratificante o município de Penápolis manter essa parceria com o Sesc, que nos contempla com esse importante evento e traz espetáculos memoráveis para a cidade. Toda a estrutura do Sesc e suas atrações têm um padrão de qualidade excepcional e buscamos sempre obter esse padrão em nossos eventos”, destacou Casella.

O Circuito Sesc de Artes é promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo; Sindicato do Comércio e Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho.

Em 2022, o Circuito Sesc de Artes acontece de 12 a 28 de agosto, contemplando 118 cidades do litoral, interior e Grande SP com cerca de 90 atividades gratuitas para todas as idades, estilos e gostos.

 


Feira Criativa

Além das atrações do Circuito Sesc de Artes, a Praça Dr. Carlos Sampaio Filho também receberá no dia 13 de agosto a Feira de Economia Criativa e Solidária.

Segundo informou o secretário de Cultura, cerca de 40 artesãos penapolenses se inscreveram para a Feira. “Essa é uma excelente oportunidade para os artesãos, pois a praça estará repleta de famílias e grupos de amigos que vão curtir as atrações do Circuito Sesc de Artes e certamente vão aproveitar para conferir os trabalhos artísticos de nossos artesãos”, comentou Lucas Casella.  
 

*** Confira a programação do Circuito Sesc de Artes em Penápolis:
 

Artes Visuais e Tecnologias

FANTÁSTICA FÁBRICA DE FANTOCHES

Agulha Pop (SP)

Utilizando a imaginação e técnicas manuais de colagem, desenho, bordado e costura manual, os participantes transformam uma luva de feltro em um divertido fantoche, saindo da oficina com o aprendizado básico da elaboração de uma peça artesanal e prontos para brincar e contar histórias. 

Dança

BOLO DE ROLO: BANDA BAILE BLOCO

Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira (SP)

O espetáculo tem como proposta ser um baile interativo, que remete às festas populares brasileiras, onde o público é convidado a estar em cena participando das coreografias e interagindo com os bailarinos ao ritmo do forró, do coco, do maracatu e do baque virado misturados ao pop e ao rock. 

Literatura

NO QUINTAL DO PASSARINHO

Cia Passarinho Contou (SP)

Em um quintal colorido e lúdico, que abriga uma casa de passarinho, os artistas convidam crianças e adultos para lerem junto com eles recados poéticos e diversas histórias. O espaço equipado com tapetes e almofadas tem cheiro de livro novo e sabor de histórias.  


CORTEJO VOADOR

Cia Passarinho Contou (SP)

Em uma casa de passarinho, um cortejo musical circense traz mensagens poéticas para crianças e adultos para deixar o dia mais feliz. Todos são convidados a participar, tocando os instrumentos, dançando e cantando as cantigas. O cortejo precede a mediação de leitura com o grupo. 

Música

DJ MARI BOAVENTURA

Dj Mari Boaventura (SP)

A pesquisadora, produtora musical e DJ paulistana, que se dedica exclusivamente aos sons produzidos por artistas negros, traz à tona sonoridades e questões esquecidas do imaginário comum dentro do universo da música eletrônica contemporânea. Seus sets embalam o público com uma seleção de sonoridades da diáspora africana e seus desdobramentos modernos.

Teatro

VRAAA!

Núcleo Vraaa (SP)

Deitado no chão, um boneco de quase dez metros de altura chama a atenção do público e provoca estranhamento quando desperta e começa a se mexer. Nesta performance lúdica, quatro artistas dão vida ao boneco, que se transfigura em novas formas. De suas estruturas surgem bonecos, máscaras e parangolés, que se sobrepõem para construir novas possibilidades. 

Cinema

GAMBIARRAS PARA CINEMA E VÍDEO – IMPROVISANDO CENAS

Bodoque Coletivo de Cinema (SP)

Em um mini estúdio de cinema, os participantes podem experimentar técnicas e linguagens cinematográficas utilizando equipamentos construídos pelos próprios artistas. 

Circo

CONSTRUTORES

Coletivo Vertigem (SP)

O espetáculo mescla diferentes modalidades circenses como roda cyr, acrobacias de solo e aéreas e saltos no “trampoline wall”. A trupe em cena, formada por cinco artistas, representa construtores em seu dia a dia de trabalho, em uma cidade em obras.

 

Secom – PMP